quarta-feira, 13 de junho de 2007

Man Ray e Dmitri Shostakovith

Voltando às postagens, venho com mais um pouquinho de arte e considerações, estou disponibilizando este clássico do cinema, este que é uma espécie de precursor da linguagem de vídeo, mas feito em película, rsrsrsrsrs.

Man Ray, artista muitas vezes classificado entre o surrealismo e o dadaismo (esqueçam as cronologias), tem vários trabalhos visuais com fotografia e filmes, tais como este que vos apresento aqui....

Em particular, gosto muito de um trabalho de Man Ray, uma série de fotografias que simulam seres acéfalos... .realizado numa época em que trabalhou com Georges Bataille, ambos editores da revista surrealista Acéphale.

A temática da acefalia dizia respeito ao contexto em que o movimento se desenvolveu, o entre guerras, onde tudo indicava que, num mundo onde a racionalidade era a palavra de ordem, tudo indicava que as pessoas haviam perdido a cabeça!!!





"O que fizeram com a minha cabeça?"




Outro de seus temas interessantes era a constante referência entre pessoas e objetos...onde as pessoas, principalmente as mulheres, eram associadas a objetos, como o violino por exemplo....


Bem, fiz uma pequenina apresentação, só para contextualizar. Aqui vai o filme com a trilha sonora altereada... coloquei um trecho de uma composição de Dimitri Shostakovich, compositor russo da primeira metade do século e contemporâneo de Man Ray.





Meus livros, filmes e discos.


"Man Ray Photographs"
Jean-Rubert Martin


"This striking collection brings together his classic photographs with a huge number of less familiar images. This is the truly definitive revelation of Man Ray, Jean Cocteau's 'great poet of the darkroom'."(Resenha do site da Livraria Cultura)





Saiba mais sobre o livro aqui!




"O Corpo Impossível"
Eliane Robert Moraes.

"A fragmentação da consciência, um dos princípios fundadores do modernismo, desencadeou de forma correlata a idéia de fragmentação do corpo. Entre o fim do século XIX e a Segunda Grande Guerra, diversos artistas e escritores europeus se voltaram para a criação de imagens do corpo dilacerado, dispostos a subverter a tradição do antropomorfismo. Em "O Corpo Impossível" , Eliane Robert Moraes recompõe o itinerário desse imaginário. Para tanto, promove uma análise da vertente do modernismo francês que vai de Lautréamont aos surrealistas, com particular atenção ao pensamento de Georges Bataille." ( Resenha do site da Livraria Cultura)

Para saber mais sobre o livro, clique aqui!





" String Quartet No. 8"
Dmitri Shostakovich (1906-1975)

O furor de um dos maiores compositores russos modernos.





Para adquirir o cd, clique aqui!





Ao som de Alfred Schnittke - Steam.

Nenhum comentário: