segunda-feira, 23 de abril de 2007

Tarkovsky fala sobre roteiros.


Bem, todos que me conhecem sabem da profunda admiração que tenho por este cineasta, deste modo, resolvi colocar algumas coisas sobre ele aqui. Enquanto não escrevo nada a respeito, traduzirei algumas coisas que encontrar em inglês e colocarei aqui material inédito em português. Bem, já falei demais, ae vai uma pequena lição de cinema.

Escrever roteiros e dirigir filmes.
(Notas de aulas ministradas por Andrei Tarkovski no VGIK).

“Eu não posso imaginar realizar um filme baseado em um roteiro que eu não escrevi. Um diretor que faça uma película baseada inteiramente em um roteiro que outra pessoa escreveu transforma-se necessariamente em um ilustrador [...]”.

“Eu tentarei explicar mais detalhadamente o que eu entendo por roteiro e pelo termo “roteirista”. Dizem haver “roteiristas profissionais”, mas em minha opinião, não há realmente tal coisa. Estas pessoas devem ser escritores com boa compreensão de cinema ou devem transformarem-se em diretores eles mesmos (mostrando a habilidade de organizar o seu material literário). Porque, como eu tenho mencionado, não há nenhum gênero literário chamado “roteiro”.

“Nós nos deparamos então com um dilema. Vejamos, um diretor, ao preparar um roteiro,

decide-se escrever no papel somente a seqüência dos eventos e dos episódios como imaginou, como bocados concretos a serem passados para a película. Feito este exame, percebemos porque um trabalho da literatura em roteiro seria disjuntado, inacessível, e totalmente incompreensível, não somente a um leitor ocasional, mas a qualquer um envolvido em um trabalho adicional na película”.

“Se com sua mão o roteirista escolher expressar sua idéia original em um formato literário como um escritor, seu trabalho já não é um roteiro. Transforma-se em um trabalho leterário, como por exemplo, alguma história que extrapole setenta páginas. Se o roteirista estiver preparando também um quadro, pode também anda ir até a câmera e filmar na película ele mesmo, porque ninguém exceto ele tem a visão do trabalho e nenhum diretor faria um trabalho melhor do que ele [...]”.


“Dado assim, um roteiro muito bom e “cinemático”, um diretor atribuído a ele não teria nada a fazer. E se um roteiro for apresentado no formato de um trabalho literário, o diretor será forçado a começar tudo novamente”.


“Sempre que um diretor começa a trabalhar em um roteiro, este começa invariavelmente a mudar, não importa quão profundo ou detalhado o roteiro seja. O diretor nunca produzirá uma película que seja uma tradução exata, literal, um espelho do roteiro. Ocorrerá sempre determinadas deformações. Isso é porque a cooperação entre um diretor e um roteirista gira, em regra geral, em uma batalha e em uma busca para acordos. Não é impossível fazer películas boas desta maneira, mesmo se durante o trabalho preparatório as idéias originais virem a baixo, a nova configuração que o diretor e o roteirista conceberem basearam-se nas “ruínas das velhas”.


“Não obstante, a variante mais natural em fazer da película seria quando as idéias não têm que vir a baixo e se deformar, mas, preferivelmente, se tornarem orgânicas como no caso onde o diretor escreve o roteiro ele mesmo, ou em uma outra variante - o autor do roteiro decidir dirigir o filme ele mesmo [...]”.


“Em resumo, eu penso que o único roteirista bom para um diretor é um bom escritor.”



Fonte: http://www.acs.ucalgary.ca/~tstronds/nostalghia.com/index.html





Ao som de Wayne Shorter , Night Dreamer.

Nenhum comentário: