sábado, 7 de julho de 2007

Mosfilm Companhia Cinematográfica


A Mosfilm é o maior estúdio de cinema da Rússia e um dos maiores da Europa. Com mais de oitenta anos de história, a companhia produziu cerca de 2500 filmes, muitos dos quais são considerados parte de uma "reserva dourada" da indústria cinematográfica mundial. Vários filmes obtiveram grande número de prêmios em festivais, inclusive três Oscars de melhor filme estrangeiro e um de melhor documentário, além do reconhecimento de milhões de espectadores, tanto na Rússia quanto no exterior. Os mais importantes diretores russos fizeram suas obras-primas no estúdio: Sergei Eisenstein, Pudovkin, Mikhail Romm, Sergey Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Leonid Gaday, entre outros.

Atualmente, a Mosfilm tem equipamentos modernos e de alta tecnologia. É uma empresa na qual se realiza a maior parte da produção audiovisual russa - tem capacidade anual para 100 filmes. Produz, distribui e realiza trabalhos para cinema, vídeo e televisão, além de disponibilizar serviços para todos os estágios do processo cinematográfico, do roteiro à cópia (filme) final.

Ao longo de sua trajetória criativa, a companhia esteve envolvida em um imenso trabalho social: festivais de cinema, semanas de cinema russo em diversos países, encontros com representantes da indústria cinematográfica, russos e estrangeiros. Em 2006, o estúdio cinematográfico participou de 29 eventos como esses. Mais de 60 países já receberam exibições da Mosfilm, tanto de mestres do cinema soviético quanto de filmes da nova geração.

Este ano, a Mosfilm apresenta 14 filmes de sua coleção dourada ao público brasileiro. Assim, os espectadores poderão compreender melhor o cinema russo e as diferenças entre o cinema clássico e o contemporâneo. Há, na mostra do CCSP, gêneros muito diversos: comédias, filmes de guerra, adaptações literárias, ficção científica e thrillers históricos. Desde 1998, a Mosfilm é dirigida por Karen Shakhnazarov, que obteve relevantes prêmios e é membro das Academias de Cinema Russa e Européia. Ele estará presente na abertura do ciclo, no dia 17/7, e no debate sobre cinema russo, que ocorrerá dia 18/7.


Curadoria de Programação de Audiovisual - CCSP
Arnaldo Fernandes Jr

Acesse o site da companhia: www.mosfilm.ru

Nenhum comentário: